Terapias alternativas: a busca pela cura e pela qualidade de vida

09 de junho de 2017 | - Escolhas Saudáveis - Saúde em Pauta

Terapias alternativas: a busca pela cura e pela qualidade de vida

 

 
Bárbara Ribeiro

Melhora expressiva nas dores na coluna, cefaléia crônica, além do fortalecimento de articulações, melhora na concentração e do humor. São vários os benefícios das terapias integrativas e complementares e a busca pelo bem-estar e melhora na qualidade de vida tem ampliado a procura por tais terapias, de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo o terapeuta holístico, Yuri Cruz, as terapias complementares, são práticas utilizadas e indicadas pela medicina convencional. Já as terapias integrativas (holísticas) tratam do corpo, a mente e o espírito. ”As terapias integrativas resultam da união de um vasto conjunto de práticas e técnicas voltadas para cuidados na área de saúde, usando uma visão mais ampliada da relação entre terapeuta e paciente. As práticas terapêuticas focam o equilíbrio corpóreo, psíquico, energético e social através de meios naturais que despertem a consciência do indivíduo, promovendo e sustentando a busca pelo autoconhecimento e qualidade de vida”, explica.

O profissional esclarece que a maioria dos tratamentos não possui contraindicação. Mas alguns casos exigem cuidados. As grávidas ou pessoas com algum tipo de infecções, por exemplo, precisam de liberação médica para certos tratamentos.

“Os resultados das terapias são individuais podendo variar de acordo com a frequência e disciplina das sessões. Neste caso, o terapeuta que irá analisar a continuidade ou suspensão do tratamento de acordo com os resultados”, informa o terapeuta holístico.


 

Conheça 8 técnicas alternativas e veja qual é a mais indicada para você:

1) Massagem relaxante: Técnica utilizada para relaxamento e para revigorar o corpo diante da rotina pesada;
2) Barras de Access: 32 pontos energéticos usados para equilibrar as energias do corpo e mente. Não há contraindicações;
3) Reiki: técnica que utiliza a energia das mãos para transmitir cura e fazer circular as energias do corpo. Não há contra indicações.
4) TCE Terapia Cognitiva Extrafísica: é uma hipnose terapêutica utilizada para reconectar. Utiliza a hipnose clínica. Não há contraindicações.
5) Acupuntura: técnica que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo. Utilizado para tratar todo tipo de doenças, inclusive cólicas menstruais e enxaqueca;
6) Aromaterapia: utilização de essências e perfumes naturais para transmitir bem estar ao cliente. Usada para relaxar e equilibrar energias.
7) Reflexologia: massagem e acupressão em pontos específicos do pé para trabalhar enfermidades em todo o corpo. Cada parte do corpo possui uma correspondência nos pés. Não há contra indicação.
8) Florais: são essências que misturadas produzem um líquido utilizado para equilibrar o corpo e tratar enfermidades, inclusive psicológicas.

“Os resultados das terapias são individuais podendo variar de acordo com a frequência e disciplina das sessões. Neste caso, o terapeuta que irá analisar a continuidade ou suspensão do tratamento de acordo com os resultados”, informa o terapeuta holístico.
 
Sistema Único de Saúde - SUS
Desde 2006, as terapias alternativas estão sendo oferecidas pelo SUS em todo o Brasil, com recurso do Governo Federal, e integram as “ações de promoção e prevenção em saúde”, definidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
São disponibilizadas as práticas de yoga, arteterapia, reiki, musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático, tratamento quiroprático, entre outros. Para mais informações entre em contato pelo telefone: 162.
 

Onde encontrar?

Espaço Vértice -  Terapia, Arte e  Cultura
Rua Itaí, 782 - Santa Efigênia, Belo Horizonte 
Caminho Holístico Flor da Vida 
Azevedo - Área Rural - Fazenda Bela Vista,  Moeda
(Distância de 40min de carro de Belo Horizonte/MG a partir do BH Shopping)
Núcleo Corpo e Alma
Rua Silveira, 101 – Floresta . Belo Horizonte 
Espaço Magnólia
Rua Senador Pompéu, 29 - Serra, Belo Horizonte 
Espaço Viva Bem
Rua Doná Salvadora, 89 – Serra, Belo Horizonte.

 

 

Deixe seu comentário