SEMANA DO BRINCAR LEMBRA A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA

24 de maio de 2017 | - Pra Viver Bem

SEMANA DO BRINCAR LEMBRA A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA
Sem brincar não há infância. Sem infância somos sujeitos adoecidos, imaturos, inseguros. Para ajudar a difundir a importância do brincar em nossa sociedade, A aliança pela Infância vem desenvolvendo uma série de iniciativas. Uma delas a Semana Mundial do Brincar. Em sua segunda edição, o evento é uma resposta à premente necessidade de chamar a atenção de toda a sociedade para o livre brincar e sua importância para os sujeitos em formação e para toda a sociedade. "A criança é responsabilidade de todos nós. Toda a sociedade é educadora. Toda a cidade, com seus equipamentos de lazer, cultura, educação, com suas ruas, suas instituições, sua administração. Precisamos, todos, promover o brincar de qualidade, promover o acesso à cidade pelas crianças, e seu contato com a natureza", destaca a psicóloga e psicanalista Pollyanna Xavier, coordenadora da Aliança pela Infância, especialista nas temáticas que envolvem a primeira infância e os benefícios do brincar.


O tema da SMB 2017 é “O Brincar que Encanta o Tempo, tema complementar ao de 2016 – O Brincar que Encanta o Lugar. Para essa edição foram preparadas uma série de atividades e uma agenda de brincadeiras bem diversificada que acontece em toda a cidade. Segundo Pollyanna, os estudos sobre a importância do brincar são facilmente encontrados e sob diversos olhares: pedagogia, psicologia, medicina, saúde mental, sociologia, antropologia. Igualmente numerosas são as provas de que precisamos voltar nossos olhares e nossas ações para o brincar. Basta ver o aumento de diagnósticos de obesidade infantil, TDAH, depressões e ansiedades, distúrbios metabólicos e cardíacos, entre outros problemas que, cada vez mais cedo, começam a afetar a vida das crianças. 


"A infância é um tempo de aprendizagem, crescimento, desenvolvimento, encanto... Tempo de brincar. A criança se desenvolve, aprende e adquire habilidades por meio do brincar, que é (ou deveria ser) o principal fazer na infância.
Vivemos hoje numa sociedade de tempo acelerado, e da falta de tempo. Antecipam-se etapas para garantir a aquisição de todas as competências desejáveis para o bom desempenho no mercado de trabalho. É preciso treinar e preparar-se desde muito cedo para ser competitivo. Com isso não há tempo para o ócio, para o lazer e, paradoxalmente, para o brincar – atividade que mais desenvolve e capacita o sujeito em formação", alerta a especialista.


Ela explica que, sem brincar, adoecemos. A brincadeira livre é o meio pelo qual a criança apreende e assimila o mundo, elabora conteúdos complexos e desconhecidos, aprende a lidar com os sentimentos, conhece seu corpo, se testa, compreende o funcionamento social, experimenta diferentes papeis. E para brincar, é preciso duas coisas: tempo e espaço. "Estamos oferecendo tempo e espaço para as crianças fazerem o que elas mais precisam e sabem fazer? Pensando nas crianças que você conhece: quanto tempo elas têm em seu cotidiano para brincar? Em quais espaços elas brincam? A cidade, com seus espaços públicos, estabelecimentos comerciais, suas ruas, é amigável às crianças? A sociedade incentiva e acolhe o brincar? Quanto tempo os adultos que a cercam dedicam a brincar com elas?", questiona.


O brincar está cada vez mais restrito em tempo e espaço. Delegado ao recreio, algumas horas no fim de semana, aos “espaços kids”, a ambientes controlados. Muitas vezes, o brincar é um meio para um fim específico, tendo objetivos pedagógicos, terapêuticos, e não um fim em si mesmo. "É toda essa lógica que queremos mudar! Precisamos deixar as crianças brincarem! Precisamos dar-lhes tempo, esvaziar suas agendas, não dirigir sua brincadeira, não limitar sua criatividade com atividades dadas, com objetivos e expectativas", enumera Pollyanna.

Engaje-se e conheça a Semana Mundial do Brincar: http://aliancapelainfancia.org.br/inspiracoes/semana-mundial-do-brincar-2017-o-brincar-que-encanta-o-tempo/.Promova ou participe de ações.
A Aldeia Jabuticaba e seus parceiros já estão preparando atividades para construir uma agenda recheada para a SMB 2017. Reserve em sua agenda e programe-se para brincar muito de 21 a 28 de maio. Vamos encantar o tempo!




 

Deixe seu comentário

Comentários

ROSANIA MARIA DE SOUZA - 24 de maio de 2017

Bom texto para reflexão. Realmente, o que estamos fazendo com nossas crianças, nossos filhos?

Viver Comunicação - 05 de junho de 2017

Obrigada por sua mensagem, Rosania. Realmente é um caminho que temos que pensar e refletir todos os dias.