RECEITAS COM ÓLEOS NATURAIS PARA NUTRIR OS CABELOS

13 de abril de 2017 | - Receitas saudáveis - Escolhas Saudáveis

RECEITAS COM ÓLEOS NATURAIS PARA NUTRIR OS CABELOS

 

Bárbara Ribeiro

 

Os tratamentos capilares à base de óleos são excelentes alternativas para quem busca recuperação dos fios sem intervenções químicas. Extraídos diretamente da natureza, eles oferecem o método mais puro de hidratação, e possuem inúmeros benefícios.
 
Listamos aqui alguns dos óleos mais utilizados para hidratação, benefícios, e algumas receitinhas para você fazer em casa.

Óleo de abacate
Estimula a produção de colágeno, auxilia no fortalecimento, auxilia no crescimento e diminui a queda dos fios. É indicado para cabelos secos e fracos, e proporciona brilho e maciez.
Receita para cabelos ressecados
Como fazer: Bata no liquidificador duas colheres de mel e meio abacate. Umedeça seus cabelos e aplique nos fios. Deixe agir por 30 minutos, abafando o cabelo com uma touca. Após este tempo pode enxágue normalmente.
Frequência: 1 x por semana.

Óleo de rícino (mamona)

Indicado para quem sofre com a queda, acelera o crescimento, faz o cabelo crescer mais forte e mais espesso. Também é indicado para cabelos ressecados, pontas duplas e redução de caspas.
Receita para auxiliar no crescimento e diminuir a queda.
Como fazer: Com as pontas dos dedos, aplique o óleo de rícino no couro cabeludo, sempre massageando. Quando o couro já estiver úmido pelo óleo, passe em todo o comprimento dos fios. Coloque algumas gotas na palma da mão, espalhe bem e as aplique na região das pontas. Durma com o cabelo assim e, lave bem no dia seguinte.
Frequência: 3 x por semana.

Óleo de amêndoas doces

Rico em vitamina E, auxilia na recuperação de fios danificados, de pontas ressecadas e reduz volume, nutrindo, suavizando e dando brilho aos cabelos. É também um excelente aliado no combate a caspas e à descamação do couro cabeludo.
Receita para cabelos danificados
Como fazer: Bata um ovo ligeiramente, junte duas colheres de óleo de amêndoas e uma de mel, e misture até ficar homogênea.
Lave os cabelos, e aplique esta máscara, sempre massageando o couro cabeludo. Cubra com uma touca e deixe agir por 20 min.
Frequência: 2 a 3 vezes na semana.
 
Óleo de côco
Antisséptico natural, altamente hidratante tanto para cabelo como para a pele, contém muitos ácidos graxos, fortalece o cabelo, emoliente, e penetra facilmente no fio fazendo assim uma nutrição e hidratação profunda, pois leva para dentro desse fio além dos seus nutrientes as partículas de água.
Receita para cabelos ressecados
Como fazer: Coloque uma colher de óleo de coco em um pote e esqueça por 2 minutos. Em outro recipiente, uma colher de máscara para hidratação de acordo com o tamanho do seu cabelo e misture com o óleo. Aplique a mistura da raiz até as pontas, facilitando a penetração dos nutrientes. Deixe o produto agir por 10 minutos.
Frequência: 1 x por semana
 
Óleo de babosa (ou gel de babosa)
O óleo de babosa combate a queda de cabelo, dando vida e maciez aos fios e ajudando no crescimento capilar, sendo muito conhecido por seus vários benefícios.
Hidratação profunda todos os tipos de cabelo
Como fazer: Corte uma folha de babosa ao meio e retire o gel. Em seguida, bata no liquidificador com 100 ml água. Separe os cabelos em mechas, aplique da raiz às pontas sempre massageando. Coloque a touca plástica e deixe agir por 30 minutos, em seguida, enxágue os cabelos retirando bem toda a babosa dos fios.
Frequência: 1 x por semana

 

Vale lembrar que a nutrição dos cabelos não depende somente de seus cuidados pessoais, mas também de sua saúde, alimentação balanceada e muita hidratação.

Deixe seu comentário