CAEM DOAÇÕES DE SANGUE EM BH

23 de maio de 2017 | - Saúde em Pauta

CAEM DOAÇÕES DE SANGUE EM BH Com o aumento dos casos de Febre Amarela em Minas Gerais, os bancos de sangue  têm trabalhado na reserva. A explicação  para mais essa queda nos estoques tem a ver com o fato de que a população está se ausentando mais da cidade, por conta dos feriados, e também com as novas orientações para pessoas que tomam vacina contra a febre amarela. O período de 30 dias sem poder doar sangue, depois de vacinado, foi estipulado para promover mais segurança para quem doa e para quem vai receber o sangue.

No Hemoservise, por exemplo, os estoques nunca estiveram tão baixos, conforme avalia Carlos Henrique Maciel, presidente do banco. Segundo ele, durante os 40 anos de funcionamento do banco, o estoque de hemocomponentes sempre foi satisfatório.

Indivíduos que receberam a primeira dose ou o reforço da vacina contra febre amarela, devem aguardar 30 dias contados a partir da data da imunização para doar sangue.

Aqueles que foram infectados pelo vírus são considerados incapacitados a doar durante, no mínimo, seis meses. Além dessas recomendações, moradores de áreas silvestres com suspeita de casos da doença, devem evitar a doação e pessoas que viajaram para tais locais também estão inaptas a doarem nos próximos 30 dias, após o retorno. Tais medidas visam à segurança dos receptores e doares e evitam que a doença seja transmitida por essas vias.


O Hemoservice necessita de mais doadores e orienta que os indivíduos que desejam doarsangue façam o procedimento antes de receberem a dose da vacina contra a febre amarela. Bastaagendar a doação, comparecendo em qualquer unidade, com um documento com foto, como RG ou CNH, além de cumprir alguns pré-requisitos, tais como: pesar acima de 50Kg, ter entre 16 e 69 anos, sabendo-se que menores necessitam de uma autorização dos responsáveis, não estar em jejum, não ingerir bebida alcóolica nas últimas 12h e ter dormindo, no mínimo, 5 horas na noite anterior à doação.

Para realizar o agendamento e também obter mais informações, os candidatos à doação podem acessar o site http://www.hemoservice.com.br ou entrar em contato pelo telefone (31) 3218-1300.
 

Deixe seu comentário